sábado, 1 de novembro de 2014

Alunos e professores de cinco países estiveram no Bombarral

Durante seis dias, de 12 a 17 de Outubro, o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral, recebeu a visita de cerca de 50 alunos e professores oriundos da Polónia, Bulgária, Letónia, Turquia e Roménia.

Esta visita esteve integrada no programa Comenius, que se dirige ao ensino escolar até ao final do ensino secundário, bem como aos estabelecimentos e organizações que oferecem esse ensino.

Vários alunos daquele agrupamento escolar acolheram no seio das suas famílias colegas provenientes daqueles países. Este foi o quarto encontro no âmbito do projecto “Healthy and Active Teenagers – The Future of Europe”. Em Maio tinham estado em Svishtov (Roménia) uma comitiva do Bombarral, composta por quatro professores, quatro alunos e o director da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó.

Os objectivos deste programa passam por sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade das culturas europeias e ajudar os jovens a adquirir as aptidões e competências necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma cidadania activa.

O programa Comenius foi ainda idealizado com os objectivos de melhorar a mobilidade e as parcerias entre escolas dos estados-membros, incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras, desenvolver conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadores baseados nas TIC, reforçar a qualidade e a dimensão europeia da formação de professores e apoiar a melhoria dos métodos pedagógicos e da gestão das escolas.

Durante a visita os docentes que integram a comitiva foram recebidos na Câmara do Bombarral, numa sessão de boas vindas que terminou com a troca de lembranças entre a autarquia e os representantes dos vários países envolvidos neste programa.

Entre outras lembranças, a autarquia ofereceu a cada elemento uma pêra rocha, proporcionando assim a prova daquela que é uma das principais imagens de marca do concelho e da região.

Agita Ozolina, coordenadora geral deste projecto, destacou que esta foi “uma oportunidade única para conhecermos os vossos costumes”.

Sem comentários:

Publicar um comentário